terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Os 30 melhores classificados grátis para Afiliados e MMN

Como ganhar dinheiro na Internetmodulo marketingIsso existe? Ou seriam os 30 menos piores classificados grátis? Ainda não sabemos. Estamos fazendo medições (atualização: antes de continuar a leitura, veja os resultados das medições no artigoDivulgação de Programas de Afiliados com Classificados Grátis: o ó do borogodó). Recorrentemente somos encaminhados pelos criadores de sistemas de afiliados a utilizar técnicas de divulgação periférica do tipo dos classificados grátis. Muitos afiliados se queixam de não estarem obtendo resultado com seu trabalho de divulgação, no entanto não conseguem especificar os motivos do mau êxito. Fazem exatamente o que o criador do programa orienta, mas não obtêm o sucesso imaginado. Será apena um problema de estratégia ou é porque os classificados não se prestam para esse fim?

Classificados grátis e anúncios grátis em sistemas de afiliados e Marketing Multinível
Um dos objetivos do blog DivulgaçãoGrátis.com é também fornecer ferramentas de medição para que os afiliados ou distribuidores de MMN saibam se o seu esforço não está sendo em vão.
Durante o carnaval (especificamente no dia 07 de março),  iniciamos uma pesquisa com classificados grátis para analisarmos sua eficiência em trazer visitas para nossos sites, blogs e páginas de afiliados. Cadastramos 5 tipos de anúncios diferentes (sobre ganhar dinheiro na Internet e divulgação grátis) em cerca de 30 sites de classificados e inserimos links de rastreamento para contabilizar o tráfego advindo dessas origens. Construímos nosso próprio sistema de rastreamento dedicado de links, o qual indicamos a todos que desejam efetuar medições em campanhas de divulgação não alcançadas pelo Google Analytics. A pesquisa prossegue e, em breve, exporemos os dados coletados. Para você não ficar sem saber dos resultados.
Segue a lista dos sites de classificados grátis com as respectivas notas gerais e tipos de links permitidos. Os critérios utilizados para avaliação seguem na próxima tabela.
ClassificadosNota GeralLinkobservações
éDaki7,52PáginaNa descrição, insira uma frase instruindo o leitor a clicar no seu link no lado direito da página. Estética excelente! Oferece widgets e estatística por e-mail.
OLX7,16HTMLNão permite a inclusão de anúncios parecidos. No dia seguinte os anúncios somem.
Anúncie Online6,83HTMLModeração de 24 horas. Oferece vitrine de anúncios.
Tetera6,79HTMLCuidado ao reeditar o anúncio, pois o link se desativa.
Guia POA6,79Página
Anunico6,61Automático
QueBarato6,47ProibidoO único que não permite links com "http://". Oferece vídeos, mas na prática não funcionam.
ClassiAqui6,33PáginaNa descrição do anúncio, encaminhe o leitor para o link "Site Referente" que se posiciona acima da descrição.
SOS Classificados6,28Página, HTMLAvisa por e-mail quando o anúncio expira.
Scambo6,28Página, HTML
AnuncieWeb6,28HTMLÉ oferecido um campo de resumo. Simplesmente insira o código HTML de seu link novamente.
ClassiWeb6,19Página
Mega Balcão5,92HTML
AxaFácil5,92AutomáticoÉ um dos sites classificados mais bonitos que já vimos. Oferece slideshow.
CompraJá5,69Aceita inativoOferece estatísticas e informa a data de expiração dos anúncios por e-mail. Há também a vitrine para embutir em sites e blogs.
Classificados de Empregos5,60HTML
Anuncie Grátis5,55Página
Permuta Livre5,50Aceita inativo
Compra Rio Preto5,50Aceita inativo
MultiClassificados5,41Aceita inativo
Fácil-Fácil5,32PáginaExtremamente rígido com anúncios parecidos. Não perca muito tempo com ele.
Jornal do Lar5,23Aceita inativoO título do anúncio é curtíssimo, apenas 25 caracteres. Oferece estatísticas por e-mail.
Classificados Grátis5,18Automático
Achador5,05HTMLEstava dando erro de programação ao exibir os anúncios. Confirmar.
ClassificadosDeGraça5,00Aceita inativo
Anúncios em Rede4,91Aceita inativoModeração demora algumas horas.
Anúncios Grátis Classificados4,86Automático, Página
Cadastraki4,77Aceita inativo
Classificado VIP4,59Página
Nexo Local4,50Aceita inativo
Se você estiver divulgando um programa de afiliados ou um sistema multinível online através de classificados grátis, qual é o atributo mais importante no anúncio? A resposta é o link! (As imagens são o segundo ponto.) Quando o objeto do anúncio é um produto físico, como um carro, ou um serviço prestado in loco, o link já não tem a mesma importância. Mas para divulgação de negócios online, a existência do link é crucial. Obviamente, nosso intuito em divulgar nesse tipo de site é que as pessoas cliquem no nosso link e acessem nosso site ou blog. Sem isso, a divulgação com classificados é sem préstimos. Por esse motivo, inserimos a coluna “link” na tabela acima para informar se os sites de classificados permitem a inserção de links nos anúncios e, também, de que forma o link é permitido. Veja as situações de inclusão de links que observamos ao cadastrar nossos anúncios:
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  • Automático. Significa que basta você digitar o link no texto da descrição do anúncio, que automaticamente o link se torna ativo.
  • HTML. Você deve digitar o código HTML do link para que ele se ative na descrição do anúncio. O código é este: target=”_blank” href=”http://www.valtersousa.com/sgda“>Clique aqui</a>. Altere o link e o texto “Clique aqui” para o que você desejar.
  • Aceita inativo. Você pode inserir o link na descrição, mas ele não estará clicável.
  • Página. Você pode inserir seu link em outro lugar da página do anúncio que não seja no campo descrição.
  • Proibido. Não aceita link, nem mesmo inativo. O único site de classificados da lista que impõe essa restrição é o QueBarato.

Os critérios de pré-avaliação

Dizemos “pré-avaliação” porque a verdadeira avaliação é saber se o site de classificados envia visitas para nosso site ou blog. Essa avaliação final será exposta em outro artigo. A pré-avaliação que estamos fazendo aqui refere-se ao à qualidade do ambiente de criação do anúncio e às ferramentas oferecidas no site de classificados. Para organizar a tabela acima e obter a nota geral, utilizamos os seguintes critérios e pesos, muitos dos quais avaliados de maneira subjetiva. Críticas nos comentários são bem-vindas.
CritérioPesoDescrição
Categorização3Possibilidade de escolher categorias do tipo "Oportunidades", "Trabalho em Casa", etc
Duração do anúncio4No caso de divulgação de negócios online, quanto mais dias durar o anúncio, melhor.
Campo de tags3Muitos sites de classificados permitem a inserção de tags nos anúncios. Útil para os motores de busca
Moderação4Quando tem é ruim. Atrasa a publicação do anúncio.
Uso de imagens4É fundamental que seja possível a inclusão de pelo menos uma imagem. Quanto mais imagens, melhor.
Uso de vídeos3Alguns classificados permitem a inclusão de vídeos do Youtube.
Link na descrição10Esse é o ponto crucial do anúncio. Anúncios com links automáticos são mais valiosos.
Link na página10Quando não é possível inserir link na descrição, um campo de link próprio é bastante conveniente.
Estética5Anúncios bem organizados facilitam que o leitor encontre e clique no link.
Navegabilidade3Alguns classificados são tão difíceis de navegar, que desanimam o cadastro de anúncios
Existência de painel administrativo3É importante ter um painel onde possamos editar nossos anúncios.
Existência de perfil do usuário4O perfil é mostrado para o leitores. Isso dá mais credibilidade ao anúncio, além de projetar o anunciante.
Estatísticas por e-mail5Alertam sobre as estatísticas de visualizações e expirações do anúncio.


Divulgação em classificados grátis: um ato de paciência!

Ainda não decidimos sobre a eficiência da divulgação grátis com classificados, utilizando essa estratégia de cadastrar os anúncios e aguardar as visitas. Além disso, ainda há o aspecto dos classificados em destaque que, embora sejam pagos, podem ter um bom retorno. Iremos medir essa faceta dos classificados também. Subscreva o blog para não perder estas análises.
Publicar em anúncios de sites de classificados não é bolinho. É estresse na certa. Enquanto não se decide sobre a eficiência de divulgação com classificados, damos algumas dicas, que aprendemos na prática, para você ficar mais tranquilo durante o cadastramento dos anúncios.
  • Prepare-se psicologicamente. Anunciar em classificados grátis exige bastante paciência e disposição. Determine um horário e esteja descansado para poder fazer tudo corretamente (escolher a categoria correta, alinhar o texto, colocar link, inserir imagens, preencher seu perfil quando houver). Faça aos poucos. Você terá que confirmar o cadastro via e-mail na maioria dos classificados. Em alguns deles, o ato de encontrar a categoria do anúncio é um trabalho de Hércules (força a mente e os olhos).
  • Simplifique os cadastros. Você irá se cadastrar em dezenas de sites de classificados. Para facilitar, utilize sempre o mesmo e-mail, senha e nome de usuário nos cadastros. Use uma senha bem fácil de ser lembrada. Você precisará várias vezes destes dados para retornar às áreas de edição dos anúncios.
  • Utilize o Bloco de Notas do Windows. Escreva todos os seus anúncios em um arquivo TXT e deixe-o sempre aberto, enquanto os cadastra nos classificados. Copie o anúncio de uma vez só e transfira-o para o campo “descrição” do cadastro do anúncio. A partir dali vá distribuindo os dados (título, link e corpo) para os devidos campos.
  • Preencha seus perfis. Muitos classificados grátis oferecem o preenchimento de perfil com foto e link. Não abra mão de utilizá-lo. Mostrar seu rosto no anúncio somente torna este mais atraente e confiável. Além disso, você ainda pode inserir seu link no perfil.
Classificados grátis
  • Sempre utilize imagens. As imagens atraem mais a atenção do que o texto. Coloque imagens que valorizem o que você divulga. Por exemplo, se você está anunciando um sistema de afiliados, mostre screenshots desse sistema, isso torna mais concreto o objeto anunciado à vista do leitor.
  • Utilize imagens JPG. Este é o padrão para anúncios. Gifs também são aceitas. Outras extensões são rejeitadas em alguns sites de classificados.
  • Mantenha todas as  imagens no mesmo diretório. A cada anúncio que você cadastrar, esse diretório será acessado. Se você tiver que navegar entre vários diretórios para colher suas imagens, você ficará louco.
  • Pré-classifique as imagens. Renomeie suas imagens para que elas fiquem organizadas no diretório, da mais importante para a menos importante. Inserir as letras consecutivas do alfabeto nas imagens é uma boa estratégia (A_imagem1.jpg, B_imagemnova.gif, C_anuncio.jpg).
  • Utilize a função autocompletar dos campos. Observe que na maioria das vezes, você não precisará digitar alguns campos do anúncio. Basta pressionar a tecla “para baixo” do teclado para ver as opções pré-digitadas naquele campo.
  • Conduza o leitor até o link. O objetivo final dos anúncios de afiliados e de MMN nos classificados grátis é que o visitante clique no link mostrado. Se na descrição do anúncio não for possível a inserção de link, escreva uma frase ao final do texto indicando para o leitor onde o link se encontra na página. Por exemplo, “Para acessar, clique agora no link que aparece à direita nesta página“. Especifique o máximo que puder a localização do link.
  • Desenganche o link. Posicione o link entre duas linhas em branco para destacá-lo, centralize-o e coloque-o em letras grandes, se possível. Dê um ENTER depois do link ou coloque uma frase do tipo “Está esperando o quê? Clique agora!” para separar o link dos textos que se seguem na página do anúncio. O link deve ter visibilidade total.

Qual a sua experiência com classificado grátis?

Temos observado que estão surgindo vários sites de classificados que utilizam a plataforma WordPress para a criação. Já ouvimos também em um podcast um afiliado contando que seu método com classificados grátis não é cadastrar anúncios, mas ir atrás das pessoas que estão procurando emprego nos classificados. Será que a eficiência dos classificados reside em pagar para destacá-los? E você? Já divulgou sistemas de afiliados e Marketing Multinível nos classificados grátis? Considera-os adequados para esse tipo de publicidade? Você conhece outra abordagem para utilização
dessa ferramenta de divulgação?
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